terça-feira, 16 de abril de 2013

JURISPRUDÊNCIAS SOBRE ALIENAÇÃO PARENTAL

Jurisprudências sobre Alienação Parental

Jurisprudências, são decisões judiciais que versam sobre algum tema, no caso, Alienação Parental. 
Para acessar jurisprudências sobre outros temas, como Guarda Compartilhada compulsória e Abandono Afetivo, bem como Doutrinas e Artigos clique aqui.
Este espaço está em constante evolução, sendo que outras decisões serão adicionadas em breve.


Jurisprudências:

Clique nos links abaixo para ter acesso as EMENTAS para citação e também ao inteiro teor dos acórdãos.

STJ: Direito das crianças tem primazia sobre normas processuais.
CPC (Codigo de processo Civil) se aplica de forma subsidiária ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Assim julgou o Superior Tribunal de Justiça.
Clique AQUI (STJ)

---

TJ/SP: Postular judicialmente contra convívio íntimo e livre de criança com seu genitor enseja alienação parental e dá respaldo à modificação de guarda. Individualismo da mãe (ou de qualquer genitor) deve ser afastado de plano:
Clique AQUI - (TJ/SP)

---

TJ/SP (**novo**): Dificultar contato de criança com genitor e realizar conduta de desqualificação são atos de Alienação Parental. Decisão com alteração de guarda para Guarda Compartilhada.
Clique AQUI - (TJ/SP) **novo**

---

TJ/PR: Dificultar convívio com genitor, avós e com a família deste enseja alienação parental. A Guarda das crianças foi modificada em favor do pai com fulcro no Art. 7o. da Lei 12.318/2010. A decisão foi tomada por liminar, para garantir o direito de convivência da criança.
Clique AQUI - (TJ/PR)

---

TJ/RS: Promover falsa denúncia contra genitor com objetivo de dificultar o convívio com a prole, enseja Alienação Parental. Aplicação de severa ADVERTÊNCIA à mãe quanto a possibilidade da aplicação de multa e perda da guarda por apresentar denúncia contra genitor com objetivo de dificultar visitas, sem conseguir prova consistente, com fulcro no Art 6o. da lei 12.318/2010. A decisão é provisória. Apelo parcialmente provido.
Clique AQUI - (TJ/RS)

---

TJ/SP: Litígio - Guarda Compartilhada inibe a ocorrência de Alienação Parental. Quando não houver acordo entre pai e mãe a Guarda Compartilhada poderá ser decretada em juízo.
Clique AQUI - (TJ/SP)

---

TJ/SP: Alienação Parental na Socioafetividade (advertência).
Citação sobre a possibilidade da decretação da Guarda Compartilhada em juízo, mesmo sem consenso entre as partes, para interrupção do processo de Alienação Parental.
Clique AQUI - (TJ/SP)

---

Para acessar jurisprudências sobre outros temas, como Guarda Compartilhada compulsória e Abandono Afetivo, bem como Doutrinas e Artigos clique aqui.


- Entenda o que são atos de Alienação Parental, clicando aqui.
- Entenda o que significa Guarda Compartilhada no ordenamento jurídico brasileiro, e porquê ela deve ser aplicada compulsoriamente, mesmo na ausência de acordo entre os genitores, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário